TUDO TEM UM COMEÇO…
O surgimento do sindicato se dá no modo de produção capitalista, onde os patrões pagam aos operários exclusivamente o indispensável para que estes e suas famílias possam sub existir. No inicio eram clandestinos e com muita dificuldade de atuação. A primeira lei que garantiu a livre associação dos trabalhadores só foi aprovada em 1812, na câmara dos Lordes, em Londres. E muito tempo se passou ate que o sindicato tivesse os moldes de hoje.
O SINFOPAR, Sindicato dos Fonoaudiólogos do Estado do Paraná, foi fundado em 1990 por um grupo de Fonoaudiólogos com consciência politica o suficiente para doar tempo e dinheiro para o inicio tão árduo da abertura de um sindicato. Lendo as atas da época, posso imaginar que os anseios fossem os mesmos que me levaram a reativa-lo 17 anos após, encontrando tantas dificuldades quanto a que eles devem ter encontrado na época. Coincidentemente duas gerações de Fonoaudiólogos se reúnem em épocas diferentes tentando fazer o mesmo, lutar pela Fonoaudiologia. Uma pena o SINFOPAR ter passado tanto tempo esbarrando em burocracias de documentos para conseguir enfim o registro sindical e ter a representatividade de hoje. Tenho certeza que a maioria dos Fonoaudiólogos ate mesmo os da época de abertura nem sabem de todo o percurso ate aqui. Se soubessem talvez dessem mais valor à representatividade de um sindicato. Se hoje temos um piso salarial e benefícios para o Fonoaudiólogo, é graças não somente a luta da gestão atual ou dos que o iniciaram, mas também dos primeiros operários que se organizaram contra uma elite que não lhe davam chance alguma de crescer.
Somos uma classe privilegiada, com ensino superior, e poderíamos usar todo o conhecimento e nível cultural que temos em prol de nos mesmos. A Fonoaudiologia tem que parar de ter a conotação de profissão de ¨patricinhas¨, pois acredito que a grande maioria hoje trabalha principalmente porque gosta, mas também porque precisa. E por isso mesmo devíamos lutar mais por nossos direitos. O SINFOPAR faz a sua parte, discutindo com os patrões para melhorar nossas condições de trabalho. E você Fonoaudiólogo o que faz por sua profissão??? Pense nisso e junte-se a nos. Nossa intenção não é só cobrar a contribuição sindical no mês de Março, mas sim conscientizar todos da necessidade de olharmos numa mesma direção.